Mostrar mensagens com a etiqueta blogger. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta blogger. Mostrar todas as mensagens

sábado, 14 de março de 2020

Olá, "Outros"

E de repente o mundo pára de girar.

Aquele mundo que não parava,
Que corria à velocidade da luz,
Que consumia desesperadamente cada pedaço do planeta,
Que produzia em dobro,
Que poluía em triplo,
Que vivia preso a prazos, a pressas,
Escravo de egos, estatutos e vaidades...
Tudo se reduz ao tamanho de cinza.

Porque algo maior surge,
Algo maior que qualquer um de nós,
Algo que nos faz temer,
Que nos faz fechar ainda mais no nosso ego,
Defender-nos como se o parceiro fosse o inimigo,
Até que...

Será que finalmente percebemos?
Será que parámos mesmo?
Será que finalmente olhámos à volta e...NOS vimos?

Então são estes os "outros"...
Estiveram sempre aqui,
No nosso mundo,
Neste pedacinho do universo.
Afinal não são o "outro",
O "outro sexo",
A "outra idade",
A "outra raça",
O "outro estatuto"...
São parte do nosso mundo,
São parte de nós,
São parte da nossa protecção.
Somos NÓS.

Foi preciso fechar-nos em casa para abrir o nosso horizonte...

Foi preciso afastar-nos para vermos a paisagem completa...

Olá, "Outros",
Prazer em conhecer-vos.

Eu estou aqui
se precisarem de mim.

Susana Lima
14.03.2020

Serra da Freita, Arouca, Aveiro, Portugal

domingo, 28 de outubro de 2018

Ouro Sobre Azul

Cidade Invicta, Cidade das Pontes, Porto de Abrigo
Quantas palavras se desenharam contigo
Sem nunca dizer nada, sem nunca dizer tudo
Porque não és só um lugar, és um mundo

Vêem-se folhas pequeninas tão bem recortadas
Esvoaçam, rodopiam, nas suas cores variadas
Pintam a calçada desgastada pela idade
Quantos pés calcaram essa cidade

Quantos olhos se ergueram à tua beleza
Viram em monumentos tamanha riqueza
Quantos ouvidos ouviram a tua pronúncia
Escutaram simplicidade que foi tua denúncia

Sempre foi azul a tua essência
Porque azul é o céu e o mar
Foste por isso preferência
Da natureza para o rio passar

Rio que espelha o sol mais amarelo
D'ouro com o entardecer na cidade
Torna tudo na paisagem mais belo
É ouro sobre azul, de verdade

Susana Lima
28.10.2018

Reflexo na água da Câmara Municipal da Cidade do Porto, Portugal

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Sempre

É difícil resumir uma história tão longa
Porque conheceste-me antes de mim
Quem não tem uma irmã como tu não sabe
O que é ter uma amizade inquebrável, sem fim

Ensinaste-me, protegeste-me, corrigiste-me
Sempre te vi como um exemplo a seguir
De carácter, de capacidade, de coragem
Impossível orgulho não sentir

Foste sempre a minha maior companheira
Sempre pronta a alinhar na brincadeira
Desde sempre e até hoje a nossa cumplicidade é assim
Uma simples troca de olhares tem significado para mim

Pela primeira vez não estás na cama ao lado
De onde podes ouvir o meu parabéns ensonado
Como é possível teres chegado aos trinta?
Não éramos crianças no outro dia?

Não é triste não estares aqui
Porque estás feliz e isso traz-me felicidade
Quero que saibas que gosto muito de ti
...Independentemente da idade

Susana Lima
23.08.2018

Créditos: Daniela Soares

terça-feira, 10 de julho de 2018

A Cidade Com Mais Vida

Nada pára esta cidade
Com os seus grandes BUS vermelhos
Com o UNDERGROUND de enorme profundidade
E os clássicos táxis impossível não vê-los

As margens das ruas estão cheias de gente
Uma cara da outra tão diferente
Mas a organização e disciplina exigente
Mantem-na uma cidade eficiente

A rua indica para que lado olhar ao atravessar
O metro indica o lado de circular e parar
Pede atenção ao fosso entre a carruagem e a plataforma
E tal tornou-se seu símbolo de certa forma

A arquitectura remete-nos à realeza
Com coroas a enfeitar topos
Em oposição, edifícios muito modernos
Espelham a cidade e a sua beleza

Refugiados do intenso frenesim
Chegamos a verdes parques
Onde o único som é o chilrear do chapim
E se vêem esquilos por toda a parte

Portas de cor, edifícios grandiosos,
Animais citadinos, jardins primorosos
É Londres, a Cidade Com Mais Vida
Que a vida pode mostrar

Susana Lima
10.07.2018

Tower Bridge na Cidade de Londres, Inglaterra, Reino Unido

quinta-feira, 8 de março de 2018

Igualdade

Parece de fácil realidade 
Mas é apenas uma utopia
A luta por uma igualdade
Que seja o nosso dia-a-dia

Se todos fizermos a nossa parte
Podemos construir um mundo ideal
Arregaça as mangas e fá-lo com arte
Um dia ser homem ou mulher será igual

Não são direitos do homem, mas humanos
Não é supremacia da mulher
São mãos dadas num mesmo caminho
Em que o destino é vencer

Susana Lima
08/03/2018


Túlipas amarelas, Praça de Gomes Teixeira (Leões), Porto, Portugal





segunda-feira, 20 de março de 2017

Primavera, temos estado à tua espera!

O verde cobre-se de gotas de água fresca
As árvores despidas vestem-se de flores
O sol brilha mais e o céu é mais azul
É a mudança de estação que nos traz novas cores

Época que simboliza vida
Que torna mais prazerosos os passeios
Para mim, a estação preferida
Das aves ouvem-se alegres chilreios

Primavera,
Temos estado à tua espera!

Susana Lima
20.03.2017

Pequeno parque em Lourosa, Santa Maria da Feira, Aveiro, Portugal



domingo, 12 de março de 2017

Mar Português

É como uma vitamina
O som do rebentar das ondas
O cheiro a maresia
Como é que a fúria do mar transmite tal calmaria?

O batimento do coração é leve
A respiração é tranquila
A cabeça cheia de pensamentos
Livre de problemas e tormentos

Que país abençoado este
Banhado de boa energia
Acompanhado da luz do sol
Que doira o mar de alegria

Susana Lima
11.03.2017

Foz do Douro, Porto, Portugal

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Geração do Persistir

Sinto-me presa a uma mesma realidade
É como se o tempo passasse e conservasse a idade
Mas não conservo e vejo o tempo passar
Sem qualquer dos meus objectivos alcançar

A idade outrora de serenidade e calma
É substituída por ansiedade que domina a alma
Não é duro o trabalho, mas difícil obte-lo 
Que tenha boas condições e seja remunerado

Somos o futuro do mundo
Mas não nos deixam construi-lo
Será que pensam que para sempre estarão vivos?

Somos a geração de doutores, mestres e licenciados,
Para quê se continuamos desempregados?

E, se não desempregados,
Salvo raras excepções,
Alvo de precariedade e explorações

Não pedimos muito,
Só uma oportunidade,
Sabemos que os nossos pais acreditaram de verdade

E também nós continuamos a acreditar,
Nesse sonho tão difícil de alcançar

Como uma magnólia que desabrocha no inverno,
Mantemo-nos firmes perante chuvas e ventos
Crescemos e damos flores contra impedimentos

Atenção Mundo,
Somos a geração do persistir,
Estamos preparados para tudo
E vamos conseguir!

Susana Lima
13.02.2017

Magnólia de flor branca

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Festa das Fogaceiras

A origem foi uma terrível peste
Que atingiu a terra de Santa Maria
Como solução o povo promete
Uma oferta em cada ano no mesmo dia

Foi assim que surgiu um doce pão
A que deram o nome de fogaça
Para cumprir o voto ao mártir S. Sebastião
E livrar o povo para sempre da doença

O pão seria, conta a história,
Para distribuir pelos pobres a pé
Percebeu o povo a vitória
Que sobre a doença teve a sua fé

Assim ainda hoje no dia 20 de Janeiro
Reune-se o povo em procissão
Meninas vestidas de branco com fitas de cor
Levando à cabeça o prometido pão

Esse pão em forma de castelo
Do património da Feira o mais belo
Tem um sabor doce e peculiar
Impossível de não gostar 

Mantem-se assim a tradição
Que faz o povo percorrer a Feira
Em nome da promessa de um pão
Que trocam por saúde e protecção 

Susana Lima
05.01.2016

Fogaceiras na Festa das Fogaceiras de 2014, Santa Maria da Feira, Aveiro, Portugal


sábado, 31 de dezembro de 2016

2017

É apenas um dia somado
Mas representa mudança
Despedimo-nos do passado
E damos lugar ao novo com esperança

Bem-vindo 2017
Vemos em ti um recomeço
365 dias a preencher
E novos desafios a vencer

São sonhos, metas, resoluções
Cada dia uma nova oportunidade
Há brilho e alegria nos corações
Dos que acreditam de verdade

Um ano passa a correr
Mas tanto pode acontecer
O que este nos reserva? Seja o que for...
Que nunca percamos o sorriso e o amor 

Susana Lima
01.01.2017
Feliz 2017 :)


domingo, 20 de novembro de 2016

God Save the QUEEN

A fila é grande até à entrada
A expectativa paira no pavilhão
Gente de todas as idades na bancada
Percebe-se do sucesso a dimensão

Pessoas tão diferentes
Em comum o gosto musical
Chegada a hora, ficam impacientes
Sabem que lhes aguarda algo especial

O início cabe à Orquestra das Beiras
Com o Coro DECA a complementar
Conhecem a sua qualidade
O maestro pede palmas sem cessar

A tão aguardada banda
Entra no palco com grande emoção
É como se fosse novamente criança
E os estivesse a ver na televisão

A cabeça conhece a razão
Não são os mesmos da televisão
Mas a parecença e a música ao vivo
Enganam um pouco o coração

Tal como queria o vocalista
Não se tratou de mais uma estrela, fogo de vista
Mas de uma lenda que se formou e predomina
Que "Deus Salve a Rainha"!

Susana Lima
12.11.2016

Concerto de "God Save the Queen" (tributo aos "Queen"), Pavilhão Multiusos de Gondomar, Porto, Portugal